
As casas Bokloc, de design sueco IKEA, são a opção saudável para quem quer, dentro dos parâmetros normais de habitabilidade, conforto a preço acessível. Executadas a partir de módulos pré-fabricados, a construção das moradias ronda as 2-3 semanas, talvez mais se a isso juntarmos o devido recheio da mesma, tudo encaixadinho lá dentro com peças de mobiliário da mesma marca. Tudo somado, temos aqui um exemplo idílico do habitar digno do "Sims 2". Haverá melhor maneira de nos sentirmos personagens de computador ? A casa impecável, o mobiliário de aspecto liso e macio, e a nossa forma de viver no espaço habitacional, aos poucos, vai-se transfigurando numa monotonia pré-desenhada, com as mesmas peças, percursos e actos, longes e distantes do sabor da vida a que chamamos espontâneo.
4 comentários:
construção das moradias ronda as 2-3 semanas... por falar em espontâneo!
Sim de facto,nas casas IKEA, podemos falar de espontaneidade a nível urbano. Um crescimento em modo de pipoca ou cogumelo.
Mas também é verdade que a monotonia estética verificada se opõe à espontaneidade da opção personalizada.
Espontaneidade ou imprevisibilidade.
Quando escrevi "espontâneo" estava, obviamente, a referir-me à ausência do não-desenho, do "remediado", característica abstracta e indefinida, necessária à valorização do desenho. É o mesmo "espontâneo" que falta, por exemplo, em Brasília, a que iremos certamente mais tarde.
Enviar um comentário